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| DEEP RUNNING

Se você quer manter o condicionamento físico, perder peso, fortalecer a musculatura e ainda ter uma aula divertida e sem monotonia, o Deep Running é o esporte ideal para o que procura. A corrida na água apresenta todos os benefícios da corrida no solo e ainda conta com alguns diferenciais por utilizar a resistência da água. A atividade melhora o nível de força, a capacidade cardiopulmonar e a flexibilidade.

Conhecido também como corrida em água profunda, a atividade recebeu esse nome por ser praticado em piscinas fundas (com cerca de 1,90m) para que os pés não toquem o chão. A sensação é de total liberdade, pois o aluno fica suspenso pelo colete e imerso na água até os ombros.

| QUEM PODE FAZER?

Por se tratar de um exercício sem impacto e que não causa danos à articulação, não há restrições. Até mesmo para quem não sabe nadar o esporte é indicado - graças aos equipamentos flutuantes utilizados durante as aulas - por isso, é indicado para gestantes, idosos, obesos, pessoas com problemas articulares, lesionadas, portadores de fibromialgia e até mesmo no pós-operatório.

| QUAIS OS BENEFÍCIOS?

São muitas as vantagens da prática do Deep Running:

  • Devido à resistência da água, os membros inferiores são os mais trabalhados, mas os músculos superiores e o abdome também são exercitados, pois são responsáveis por estabilizar o corpo;
  • Risco de lesões praticamente inexistente, uma vez que não há contato com o solo;
    (o aluno flutua na água com a ajuda dos equipamentos)
  • Queima calorias durante uma aula de 45 minutos de Deep Running é possível queimar cerca de 450kcal;
  • Reduz dores musculares e articulares;
  • Melhora a postura e a resistência cardiovascular;
  • Aumenta a força e a resistência muscular;
  • Complementa treinos esportivos;
  • Corrige a postura para a corrida em solo;
  • Oferece características da drenagem linfática por seu efeito massageador, sobretudo em gestantes.

ALIADO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES

| ALIADO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES

Cerca de 70% dos corredores se lesionam e o Deep Running proporciona maior fortalecimento muscular específico da corrida, reduzindo o risco de lesões. O impacto nulo, a pressão hidrostática e o efeito massageador ajudam na redução de edemas, potencializando o processo de recuperação do corpo. Estabelecer um equilíbrio entre treinos no solo e na água é a combinação perfeita para manter a longevidade do corredor.

Pesquisas científicas apresentam resultados eficientes aos corredores de todos os níveis de performance quando substituem ou intercalam os treinos no solo pelo treino na água.
A modalidade tem sido muito recomendada por treinadores e profissionais da área médica e fisioterapia.

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| O QUE O DEEP PODE FAZER POR VOCÊ

Além dos benefícios amplamente divulgados e conhecidos, saiba o que mais o deeprunning pode fazer por você:

Gestantes
A pressão da água facilita a eliminação de fluidos, provocando uma ação diurética, semelhante à drenagem linfática; previne o aparecimento de edemas e proporciona bem-estar físico por causa da temperatura da água. Ajuda a controlar o peso e mantém a gestante ativa, saudável e com maior mobilidade.

Idosos
Excelente exercício aeróbico sem o risco de lesões pela ausência de impacto. Melhora o equilíbrio corporal e fortalece a musculatura. Ajuda no controle do peso corporal e a reduzir as dores.

Corredores
Recomendado por técnicos e profissionais da saúde por proporcionar agilidade, mobilidade e flexibilidade melhora a técnica de corrida e auxilia na prevenção de lesões.Como a resistência da água é 12 vezes maior do que a do ar, ela fortalece os principais músculos da corrida, melhorando o rendimento na corrida no solo. É a única modalidade que realmente substitui o treinamento da rua ou esteira... poderíamos dizer que é como correr e fazer musculação ao mesmo tempo!!

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| O QUE O DEEP PODE FAZER POR VOCÊ

Além dos benefícios amplamente divulgados e conhecidos, saiba o que mais o deeprunning pode fazer por você:

Obesos
A obesidade modifica o centro de gravidade do corpo, acarretando encurtamentos musculares, dores e sobrecarga nas articulações. No Deep Running, a necessidade de manter-se em flutuação exige um trabalho contínuo sobre o sistema cardiovascular e muscular favorecendo a queima calórica protegendo as articulações.
O aluno fica mais leve na água, o que permite realizar movimentos que fora da água não seriam possíveis.

Atletas
O atleta de alto nível tem uma exigência física elevada, podendo sofrer lesões nas estruturas musculares, articulares e muitas vezes óssea.
O treinamento na água ajuda a minimizar os efeitos prejudiciais causados pelo alto impacto e sem risco de lesão. A velocidade, amplitude e o uso de equipamentos são responsáveis pelo nível de intensidade permitindo que o atleta mantenha ou melhore seu nível de condicionamento.

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