Home Contato Perda CalóricaFrequüencia Cardíaca

| FREQ. CARDÍACA

| TABELA DE PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO (PSE)

Durante exercícios aeróbios nossa Frequência Cardíaca (FC) tende a subir e nosso maior temor é passar dos limites máximos suportados por nosso coração. Foi pensando nisso que Borg&Noble, em 1974, desenvolveram esta tabela, relacionando nosso cansaço durante o exercício com o aumento da FC, tornando fácil nosso controle da intensidade nos exercícios.

Os níveis variam de 6 a 20 e estão relacionados com a FC. Por exemplo, o número 6 corresponde a 60bpm, o 7 a 70bpm e assim por diante. A tabela nos ajuda a melhorarmos nossa consciência corporal, mesmo não sendo precisa, serve de parâmetro.

Se sentirmos que o exercício está ficando muito cansativo, devemos diminuir a velocidade e intensidade de esforço e se por outro lado, sentirmos que está relativamente fácil, é sinal que devemos acelerar mais ou intensificar mais nossa qualidade de esforço se quisermos obter os benefícios da atividade.

A nossa disposição também pode influenciar na nossa percepção de cansaço e podemos nos sentir mais cansados com uma FC mais baixa ou vice-versa.

< VOLTAR



R. Prof. Atílio Innocenti, 870    Vl. Olímpia    São Paulo - SP   |  Tel.: (11) 3848 0286 / 3842 7878   Cel.: (11) 9 8149 1273  |   COMO CHEGAR

Facebook - Roberta RosasInstagram - Roberta Rosas Twitter - Roberta Rosas
Proj. Gráfico: Azul Design & Comunicação Fotografia: Vera Sárközy